Com elenco experiente, Gil crê em boa campanha do Figueirense no Brasileiro Sub- 20
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa
Nesta quinta-feira começa um dos torneios de base mais importante do Brasil. Trata-se do Campeonato Brasileiro Sub-20 que será disputado em municípios do Rio Grande do Sul. Participam da competição 19 equipes que disputaram a Série A deste ano mais o Avaí. Os 20 times são divididos em quatro chaves de cinco times cada. Todos os clubes jogam entre si e os dois melhores classificados classificam-se para a próxima fase.
O Figueirense está no chamado grupo Alvorada e brigará por vagas na segunda fase com Internacional, Corinthians, Náutico e Botafogo. A estreia do Furacão catarinense acontece na sexta-feira às 15h30 na Morada dos Queros-Queros contra o Corinthians.
Quem comandará o Figueirense no Brasileiro Sub-20 será o técnico Fernando Gil, que recentemente teve a experiência de treinar o alvinegro nas últimas quatro rodadas da Série A. O comandante escreveu 20 jogadores na competição, 18 com idade de juniores e dois (Dener e Bruno Nazário) com idade juvenil e que estão participando do Brasileiro Sub-17 também no Rio Grande do Sul.
Dos atletas revelados pelo Figueirense que atuaram recentemente na Série A, somente os meias Jean Deretti e Guilherme Lazaroni não foram convocados por Fernando Gil. Os demais, como por exemplo: Américo, Ryan, Marquinhos e Léo Lisboa participarão da competição. Essa experiência de muitos jogadores no futebol profissional pode ser um diferencial para o alvinegro no Brasileiro Sub-20. “Os atletas chegam mais cascudos para a competição. Já tiveram a oportunidade de atuar numa Série A. Isso é importante. O grupo tem qualidade é entrosado e temos condições de fazer uma boa campanha”, garantiu Fernando Gil.
Como estudioso do futebol, Fernando Gil conhece bem os seus adversários na fase inicial do Brasileiro Sub-20. “O Internacional enfrentamos eles na Copa do Brasil Sub-20, o Corinthians encarou o Avaí e tivemos oportunidade de acompanhar os jogos, o Botafogo pude ver de perto na Taça BH. O que menos conheço é o Náutico, mas é um clube que vem fazendo um bom trabalho de base, inclusive com jogadores convocados para a seleção, como o Douglas”, analisou o treinador de juniores do Figueirense.
Sobre os objetivos do Furacão na competição nacional, Fernando Gil prefere projetar o sistema de um passo de cada vez. “Nossa chave é muito forte. Temos que fazer bons jogos e o objetivo traçado é buscar o resultado a cada jogo. Conseguindo os resultados, aí sim, podemos almejar algo a mais”, declarou Gil, que na manhã desta quinta-feira comanda o último treinamento do Figueirense em solo catarinense. Depois, o elenco almoça no CFT do Cambirela e segue viagem para o Rio Grande do Sul.