Notícias

Rafael Costa se despede do Figueirense e viaja para assinar com o FC Seoul

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Fotos: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Depois de fazer uma temporada brilhante atuando com as camisas de Metropolitano e Figueirense, o atacante Rafael Costa chegou a um acordo com dirigentes do FC Seoul, da Coréia do Sul, e embarcou no final da tarde desta quinta-feira para realizar exames médicos e assinar um contrato de quatro anos com o clube asiático.

Oitavo maior artilheiro do Brasil em 2013, com 27 gols, Rafael Costa compareceu ao treinamento do Figueirense nesta manhã para se despedir dos jogadores, comissão técnica e funcionários do clube. “Fiz questão de vir aqui dar um abraço no pessoal. Todos eles contribuíram de alguma forma para que eu me destacasse e, consequentemente, chamasse a atenção de outros clubes. Deixo muitos amigos e um carinho enorme pelo Figueirense”, destacou o atacante.

Feliz com o novo momento na carreira, Rafael Costa deixou claro que tinha o desejo de continuar no clube catarinense, onde tinha vínculo até 2015, mas a proposta do FC Seoul acabou inviabilizando a permanência. “Sempre falei que só sairia do Figueirense caso fosse uma proposta irrecusável para mim e para o clube e foi isso que acabou acontecendo. Infelizmente no futebol não podemos deixar passar as oportunidades. Vou feliz, com a sensação do dever cumprido, e espero voltar um dia a vestir essa camisa”.

No total, Rafael Costa vestiu a camisa do Figueirense em 34 jogos tendo anotado 15 gols e contribuído com três assistências. Essa será a primeira vez que o atacante irá atuar fora do país. “Sempre tive o sonho de jogar no exterior. Acredito que os maiores desafios na minha adaptação serão o idioma e o clima, mas tenho certeza que tudo dará certo”, ressaltou Rafael, que será o único brasileiro do clube coreano.

Antes de embarcar, Rafael Costa gravou uma mensagem de despedida para o torcedor alvinegro. Veja o vídeo abaixo.

Mais sobre Rafael Costa

Nome: Rafael Costa dos Santos

Data de nascimento: 23/08/1987

Naturalidade: São Luís/MA

Natural de São Luís, do Maranhão, Rafael Costa começou sua carreira profissional no Força, de São Paulo. Em 2007, com apenas 19 anos, foi o principal nome na campanha do time que conquistou o acesso para disputar a Série A-3 do Campeonato Paulista. Fez tantos gols pelo Força que ganhou o apelido de Pelezinho.

Jovem e artilheiro, Rafa Costa chamou a atenção de dirigentes do Avaí que contrataram o jogador em 2008. Logo no primeiro ano no clube catarinense, o atacante ajudou na campanha do acesso do time para a Série A. Ele teve uma sequência de jogos durante a competição e marcou quatro gols.

Para adquirir experiência em 2009, Rafa Costa foi emprestado pelo Avaí para disputar o Campeonato Goiano pelo Itumbiara. A campanha da equipe do interior surpreendeu muitos, afinal o clube terminou em terceiro lugar do estadual. No segundo semestre, Rafael Costa teve novo empréstimo. Desta vez para o Mogi Mirim. Ele ficou no Sapão até o final do Campeonato Paulista de 2010, quando retornou ao Avaí e disputou algumas partidas da Série A.

No ano de 2011, Rafael Costa disputou o Campeonato Gaúcho pelo São José no último empréstimo pelo Avaí. Após encerrar o vínculo com o clube catarinense chegou em Blumenau para defender as cores do Metropolitano na Série D. Teve destaque, mas o Metrô não conquistou a classificação para a segunda fase e emprestou o atacante para o Atlético de Ibirama na segundona catarinense. Rafael Costa teve uma passagem decisiva marcando seis gols e ajudando no acesso da equipe grená.

A temporada de 2012 foi especial para Rafael Costa. Mais experiente e tendo uma sequência de jogos foi o principal jogador do Metropolitano no ano. Fez 18 gols em 28 jogos somando Campeonato Catarinense e Série D. Aliás, Rafa Costa foi o artilheiro do Campeonato Catarinense de 2012 com 14 gols. Neste ano, mais gols pelo Metrô. Ele fez 12 tentos e foi novamente o artilheiro do estadual. Com 37 gols, Rafael Costa é o maior artilheiro da história do clube blumenauense.

Com o sucesso no Metropolitano, Rafael Costa acabou sendo contratado pelo Figueirense para a disputa da Série B e Copa do Brasil. No clube alvinegro foram 34 jogos, com 15 gols e três assistências, culminando com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.