Notícias

Treinador do Figueirense, Vinícius Eutrópio é o novo cliente da AV Assessoria

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Foto: Luiz Henrique/Figueirense

Com um currículo repleto de conquistas como jogador, coordenador, auxiliar-técnico, palestrante e treinador, Vinícius Eutrópio é o mais novo cliente da AV Assessoria de Imprensa. Atualmente, ele é o treinador do Figueirense que briga por uma vaga na Série A de 2014.

Bastante experiente, Vinícius reconhece a importância de ter um suporte de assessoria de imprensa. “Já trabalhei em grandes clubes e com profissionais do mais alto gabarito. Eles sempre tiveram esse trabalho de divulgação. Auxilia bastante e deixa o treinador e o jogador focado apenas em exercer suas funções diárias”, destacou o técnico que está com 47 anos.

Mais sobre Vinícius Eutrópio

Mineiro da cidade de Mutum, Vinícius foi jogador de futebol antes de virar treinador. Ele atuava como volante e defendeu nove clubes na carreira. Seu começo foi no América Mineiro em 1981, depois passou pelo Criciúma antes de rodar pelo futebol paulista defendendo as cores do União São João, Novorizontino e Inter de Limeira. O retorno ao futebol do Sul aconteceu em 1994 quando atuou pelo Caxias, do Rio Grande do Sul. Na temporada seguinte, uma nova experiência em São Paulo pela Catanduvense e entre 1996 e 1998 atuou pelo Figueirense. Aos 33 anos pendurou as chuteiras após uma passagem pelo Náutico.

O começo fora das quatro linhas aconteceu no próprio clube que encerrou a carreira. Por seis meses exerceu a função de auxiliar-técnico no Timbu. Em 2000, Vinícius Eutrópio chegou ao Atlético Paranaense e por lá ficou seis anos trabalhando em todas as funções na parte técnica. Durante este período, foi bicampeão paranaense e vice-campeão da Copa Libertadores.

Após o excelente trabalho realizado no Atlético Paranaense, Vinícius Eutrópio resolveu aceitar o convite do Fluminense. No clube carioca foram dois anos e seis meses de um trabalho bastante positivo, onde mais uma vez ele exerceu todas as funções na parte técnica e teve conquistas, entre as principais: o título da Copa do Brasil de 2007 e o vice-campeonato da Libertadores em 2008.

Com oito anos de experiência nas funções de coordenador e auxiliar-técnico, Vinícius Eutrópio resolveu de vez exercer a função de treinador. Sua primeira experiência como técnico efetivo foi em 2009, quando fez boa campanha com o Ituano no Campeonato Paulista terminando no G-8 da principal competição estadual do País. O bom trabalho no clube paulista chamou atenção de Carlos Alberto Parreira que resolveu convidar Vinícius Eutrópio para fazer parte da comissão técnica do Fluminense. Após a saída do tetracampeão mundial, Vinícius chegou a assumir o comando do tricolor carioca.

Na temporada de 2010, Vinícius Eutrópio teve um ano positivo. Ele começou exercendo a função de treinador do Grêmio Prudente conquistando o terceiro lugar do Paulistão, depois aceitou outro convite de Carlos Alberto Parreira e fez parte da comissão técnica da seleção da África do Sul na Copa do Mundo. Após a competição assumiu o Estoril de Portugal e por lá fez história. Foi campeão da Liga Centenária, da Orangina Portugal e terminou em quinto lugar na Taça da Liga de Portugal.

O retorno de Vinícius Eutrópio ao Brasil foi em 2012 quando assumiu o Duque de Caxias e levou o clube carioca as quartas-de-final da Série C. Neste ano, o treinador teve experiências no América Mineiro e no ASA antes de assumir o Figueirense. Até então no alvinegro catarinense, ele tem 17 jogos e obteve 8 vitórias, 2 empates e 7 derrotas.

Vale destacar que além da trajetória vitoriosa como jogador e exercendo todas as funções na área técnica, Vinícius Eutrópio é reconhecido no futebol por ser graduado em Educação Física na faculdade UNIANDRADE em 2005 e também por frequentemente conceder palestras em congressos e em universidades.