Notícias

Um dos 75 atletas a assinar o manifesto, André Rocha justifica o apoio a causa

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa

Um dos assuntos mais comentados nas últimas horas no cenário esportivo brasileiro foi um manifesto criado por atletas tendo como principal objetivo a alteração do calendário 2014 do futebol brasileiro divulgado recentemente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No total, 75 jogadores de 21 clubes das Série A e B assinaram o manifesto que foi intitulado: Bom Senso Futebol Clube.

Entre os atletas que assinaram o ato está o lateral-direito/volante do Figueirense, André Rocha. Ele recebeu o convite de um dos líderes do grupo de atletas, o zagueiro Paulo André, que hoje atua no Corinthians e foi companheiro de André Rocha no Atlético Paranaense. “Estamos todos preocupados com o futebol brasileiro, com a qualidade do espetáculo e com a saúde do atleta. O Paulo André conversou comigo e pediu para que eu falasse com outros jogadores do Figueirense para apoiar a causa”, declarou o jogador, que por enquanto é o único jogador da dupla da capital catarinense que teve a assinatura divulgada.

Com experiências no futebol da Grécia e dos Estados Unidos, André Rocha acredita que o Brasil precisa readequar o calendário. “Na Europa não me lembro de ter jogado nove vezes num só mês. Aqui no Brasil isso é comum. Além disso, temos um desgaste muito grande com as viagens. Para quem joga a Série B, um dia você está em Arapiraca, outro em Belém, depois em Itápolis. Tudo isso, num curto espaço. Não há musculatura que aguente. No Figueirense, por exemplo, tivemos muitas lesões esse ano”, enfatizou André Rocha, que aguarda a confirmação da data para a reunião dos atletas, quando outras discussões devem acontecer para a melhoria do futebol brasileiro.

Em virtude da realização da Copa do Mundo no próximo ano, os estaduais começarão mais cedo no dia 12 janeiro. Com isso, as férias dos jogadores que disputam a elite do futebol brasileiro teria que ser dividida em 15 dias em dezembro e 15 dias durante a Copa do Mundo.